RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

 

Pequenas Centrais Hidrelétricas são consideradas empreendimentos de baixo impacto ambiental. Apesar disso, a Hidroluz Centrais Elétricas fez questão de desenvolver e implantar um programa de educação socioambiental, que tem como publico alvo alunos do ensino fundamental, médio e superior de escolas de toda a região próxima da PCH, além de cumprir rigorosamente com todas as exigências descritas nas licenças ambientais emitidas pelos órgãos competentes.


A Hidroluz Centrais Elétricas é pioneira no estado de Rondônia a manter um programa de educação socioambiental em caráter permanente em sua usina, a PCH Saldanha.


Além disso, a usina opera em regime a fio d’agua, onde o nível de água no reservatório é regulado de acordo com as chuvas. Assim, o fluxo da água no rio não é alterado, porque a vazão que chega à barragem passa integralmente para a jusante.

PROJETO AMBIENTAL.png
 
PROGRAMA “PRESERVAR E CONSERVAR É DEVER DE TODOS” 

O programa de educação ambiental da Hidroluz surgiu pela vontade dos seus gestores de manterem um projeto que unisse a comunidade acadêmica com sua empresa, além de causar impacto positivo na região em que o empreendimento estaria inserido. Sendo assim, eles idealizaram o projeto de educação ambiental, e em 2010 tem inicio o programa piloto “Preservar e conservar é dever de todos”, que foi desenvolvido em duas fases distintas.


A primeira fase iniciou em 05 de agosto de 2010, com reuniões com os representantes das escolas e posteriormente uma visita da equipe técnica do programa às escolas, onde foram promovidas palestras sobre o programa de educação ambiental, sobre o processo de geração de energia elétrica e sobre preservação e conservação; além de uma apresentação musical do Projeto Bioart, que tem como tema preservação; nossa equipe foi sempre acompanhada pela coordenação pedagógica das escolas. Aproximadamente 4.000 alunos do pré-escolar ao ensino médio participaram dessa primeira fase do programa.


A segunda fase teve inicio em 09 de abril de 2011, e tem como diferencial ser permanente, onde os alunos visitam a usina e assistem a palestras sobre as atividades desenvolvidas no programa e sobre o processo de geração de energia elétrica; visitam uma trilha de percepção ambiental; tem a oportunidade de acompanhar todo o processo de geração de energia, da barragem até a subestação; e assistem a uma palestra sobre preservação e conservação. No ano de 2011, mais de 850 alunos do ultimo ano do ensino fundamental e médio, e do ensino superior participaram do programa, e em 2017 superamos a marca dos 6.000 alunos recebidos.

 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o individuo a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. 


Levar o indivíduo a compreender que a manutenção da biodiversidade é fundamental para a sobrevivência de nossa própria espécie, fato esse que torna necessário planejar o uso e ocupação do solo tanto nas áreas urbanas quanto as rurais.